27 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  12:35
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Primeiro-ministro pró-China das Ilhas Salomão não consegue maioria

Negociações para formar um governo de coalizão são iniciadas nas Ilhas Salomão após eleição geral sem vencedor claro.

Honiara, Ilhas Salomão – 25 de abril de 2024 – Negociações para formar um governo de coalizão estão prestes a começar nas Ilhas Salomão. Isso ocorre após a eleição geral da semana passada não produzir um vencedor claro e o partido do primeiro-ministro atual não conseguir garantir uma maioria absoluta.

Os resultados mais recentes da eleição divulgados na quarta-feira mostram que o partido governista liderado pelo primeiro-ministro Manasseh Sogavare, que aprofundou as relações de seu país com a China, conquistou 15 dos 50 assentos na eleição.

Os principais campos de oposição, que se opõem à política pró-China de Sogavare, conquistaram um total de 20 assentos, com partidos independentes e micro partidos detendo 15 assentos.

Agora, espera-se que as negociações comecem para formar um governo de coalizão.

Em 2019, as Ilhas Salomão e Kiribati mudaram o reconhecimento diplomático de Taiwan para a China. A nação do Pacífico de Nauru seguiu o exemplo em janeiro deste ano.

Os resultados da eleição estão sendo cuidadosamente monitorados pela China, Japão e nações ocidentais, incluindo Estados Unidos e Austrália, diante do impacto que os resultados podem ter na segurança regional.