Washington, Estados Unidos, 13 de abril de 2024 – O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, encerrou uma visita de sete dias aos Estados Unidos, marcada por reuniões e discussões sobre cooperação bilateral e questões regionais.
Durante sua estadia, Kishida realizou uma cúpula com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em Washington, na qual concordaram em aprofundar a cooperação em defesa e fortalecer a colaboração em áreas como segurança econômica e espaço.
Na quinta-feira (11), Kishida fez um discurso em uma sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos. Ele enfatizou que o Japão assumirá uma maior responsabilidade na manutenção da ordem global baseada na liberdade e na democracia.
Além disso, o primeiro-ministro participou de uma cúpula trilateral com os Estados Unidos e as Filipinas, onde os três líderes concordaram em aumentar a cooperação em segurança marítima em resposta às atividades da China no Mar do Sul da China e no Mar do Leste da China.
Kishida também visitou fábricas de automóveis da Toyota e da Honda na Carolina do Norte.
Antes de deixar os Estados Unidos, o primeiro-ministro japonês falou com jornalistas, afirmando que conseguiu transmitir uma mensagem ao Congresso, ao povo americano e ao mundo sobre que tipo de futuro o Japão e os Estados Unidos, como parceiros, estão passando para a próxima geração.
Kishida foi o primeiro primeiro-ministro japonês em nove anos a receber a hospitalidade normalmente reservada para um hóspede do Estado. Ele deixou os Estados Unidos em um voo de retorno no início da manhã de domingo, horário do Japão.
- Tailândia e Camboja iniciam diálogo sobre fronteira - 4 de agosto de 2025 8:44 am
- China e Rússia iniciam exercícios navais no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 8:28 am
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am