18.7 C
Kóka
segunda-feira, 4 agosto, 2025 10:46: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, conclui visita de 7 dias aos EUA

Kishida fortalece laços bilaterais e cooperação com os Estados Unidos durante sua estadia.

Washington, Estados Unidos, 13 de abril de 2024 – O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, encerrou uma visita de sete dias aos Estados Unidos, marcada por reuniões e discussões sobre cooperação bilateral e questões regionais.

Durante sua estadia, Kishida realizou uma cúpula com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em Washington, na qual concordaram em aprofundar a cooperação em defesa e fortalecer a colaboração em áreas como segurança econômica e espaço.

Na quinta-feira (11), Kishida fez um discurso em uma sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos. Ele enfatizou que o Japão assumirá uma maior responsabilidade na manutenção da ordem global baseada na liberdade e na democracia.

Além disso, o primeiro-ministro participou de uma cúpula trilateral com os Estados Unidos e as Filipinas, onde os três líderes concordaram em aumentar a cooperação em segurança marítima em resposta às atividades da China no Mar do Sul da China e no Mar do Leste da China.

Kishida também visitou fábricas de automóveis da Toyota e da Honda na Carolina do Norte.

Antes de deixar os Estados Unidos, o primeiro-ministro japonês falou com jornalistas, afirmando que conseguiu transmitir uma mensagem ao Congresso, ao povo americano e ao mundo sobre que tipo de futuro o Japão e os Estados Unidos, como parceiros, estão passando para a próxima geração.

Kishida foi o primeiro primeiro-ministro japonês em nove anos a receber a hospitalidade normalmente reservada para um hóspede do Estado. Ele deixou os Estados Unidos em um voo de retorno no início da manhã de domingo, horário do Japão.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img