5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  6:15
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão, EUA e Filipinas concordam em fortalecer laços de segurança econômica

Líderes dos três países planejam aumentar a cooperação em segurança econômica durante cúpula na próxima semana.

Tóquio, Japão, 3 de abril de 2024 (NHK) – Os líderes do Japão, Estados Unidos e Filipinas devem concordar em reforçar a cooperação em segurança econômica durante uma cúpula que ocorrerá na próxima semana.

O Primeiro-Ministro japonês, Kishida Fumio, visitará os Estados Unidos na próxima semana para conversas com o Presidente Joe Biden.

Kishida e Biden se encontrarão com o Presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., que estará visitando Washington. Será a primeira cúpula entre os três líderes.

É provável que os líderes concordem em aprofundar os laços de segurança econômica, como a construção de cadeias de abastecimento mais resilientes para níquel e outros minerais críticos e semicondutores. O níquel é um material essencial para baterias de veículos elétricos.

Espera-se que Japão e EUA ofereçam apoio às Filipinas na comercialização de reatores nucleares de pequeno porte que Manila pretende introduzir para geração de energia.

Os três líderes também devem reafirmar a promoção da cooperação em defesa, incluindo exercícios conjuntos, diante do comportamento cada vez mais assertivo da China. As Filipinas têm uma disputa territorial de longa data com Pequim no Mar da China Meridional.

Kishida espera aprofundar as relações de defesa e econômicas com os EUA e as Filipinas, a fim de contribuir para a paz e estabilidade na região.