Tóquio, Japão – 7 de abril de 2024 (NHK) – Japão, Estados Unidos, Austrália e Filipinas anunciaram exercícios marítimos conjuntos a serem realizados neste domingo (7), no Mar do Sul da China.
As quatro nações emitiram uma declaração conjunta no sábado (6), sobre os exercícios, que chamam de “Atividade Cooperativa Marítima”, na Zona Econômica Exclusiva das Filipinas no Mar do Sul da China.
A Força de Autodefesa Marítima do Japão diz que os navios que participarão dos exercícios incluem seu destróier Akebono, um navio de combate litorâneo dos EUA e fragatas australianas e filipinas.
Esta é a primeira vez que os quatro países realizam o que chamam de “atividade cooperativa marítima”.
A declaração diz que os exercícios têm como objetivo fortalecer a interoperabilidade das táticas e técnicas das forças dos países.
Os exercícios ocorrem após as ações agressivas da China no Mar do Sul da China.
Em março, navios da Guarda Costeira da China dispararam canhões de água contra navios de reabastecimento filipinos em direção a um posto militar próximo ao Recife Segundo Thomas, ferindo membros da tripulação. As Filipinas controlam efetivamente a área, que a China reivindica.
Itens da agenda para a cúpula Japão-EUA programada para quarta-feira em Washington incluem como responder à China no Mar do Sul da China.
Esses itens também estão na agenda para as conversações trilaterais entre Japão, EUA e Filipinas a serem realizadas na capital dos EUA na quinta-feira.
- Ex-presidente Yoon é interrogado por incitar ataque - 16 de outubro de 2025 5:35 am
- Israel recua e mantém fluxo total de ajuda a Gaza - 16 de outubro de 2025 5:31 am
- Japão ultrapassa 30 milhões de turistas em 2025 - 16 de outubro de 2025 5:08 am