18.8 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  3:51
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Fitch rebaixa perspectiva da Nota de Crédito Soberana da China

Agência cita importância crescente da política fiscal para impulsionar crescimento econômico.

Pequim, China, 16 de abril de 2024 (Agência Xinhua) – A principal agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou a perspectiva da nota de crédito soberana da China para “negativa”, de “estável”, na terça-feira (9).

A empresa afirma que a política fiscal da China se tornará cada vez mais importante para apoiar o crescimento econômico nos próximos anos, e que a dívida do governo deve aumentar.

Nota Soberana Mantida em A+
A Fitch manteve a nota de crédito soberana da China inalterada em “A+”, o quinto nível mais alto.

O Ministério das Finanças da China classificou na quarta-feira o rebaixamento da perspectiva como lamentável. Disse que o ímpeto positivo de longo prazo da economia chinesa não mudou, e que a capacidade e determinação do governo de manter um crédito soberano sólido também permanecem inalteradas.

Moody’s Também Rebaixou Perspectiva
A Moody’s também cortou sua perspectiva sobre a nota de crédito soberana da China de “estável” para “negativa” em dezembro do ano passado.

O rebaixamento da perspectiva pela Fitch reflete preocupações com o aumento da dívida pública chinesa, à medida que Pequim depende mais de estímulos fiscais para impulsionar o crescimento econômico em meio a desafios internos e externos.

Analistas apontam que a China enfrenta o desafio de equilibrar o apoio ao crescimento com a contenção dos níveis de endividamento, buscando manter sua credibilidade nos mercados financeiros globais.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)