5 C
Kóka
quarta-feira, 12 novembro, 2025 11:34: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Fitch rebaixa perspectiva da Nota de Crédito Soberana da China

Agência cita importância crescente da política fiscal para impulsionar crescimento econômico.

spot_img

Pequim, China, 16 de abril de 2024 (Agência Xinhua) – A principal agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou a perspectiva da nota de crédito soberana da China para “negativa”, de “estável”, na terça-feira (9).

A empresa afirma que a política fiscal da China se tornará cada vez mais importante para apoiar o crescimento econômico nos próximos anos, e que a dívida do governo deve aumentar.

Nota Soberana Mantida em A+
A Fitch manteve a nota de crédito soberana da China inalterada em “A+”, o quinto nível mais alto.

O Ministério das Finanças da China classificou na quarta-feira o rebaixamento da perspectiva como lamentável. Disse que o ímpeto positivo de longo prazo da economia chinesa não mudou, e que a capacidade e determinação do governo de manter um crédito soberano sólido também permanecem inalteradas.

Moody’s Também Rebaixou Perspectiva
A Moody’s também cortou sua perspectiva sobre a nota de crédito soberana da China de “estável” para “negativa” em dezembro do ano passado.

O rebaixamento da perspectiva pela Fitch reflete preocupações com o aumento da dívida pública chinesa, à medida que Pequim depende mais de estímulos fiscais para impulsionar o crescimento econômico em meio a desafios internos e externos.

Analistas apontam que a China enfrenta o desafio de equilibrar o apoio ao crescimento com a contenção dos níveis de endividamento, buscando manter sua credibilidade nos mercados financeiros globais.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img