Tóquio, Japão – 22 de abril de 2024 – No último domingo (21), participantes de um dos maiores eventos LGBTQ do Japão marcharam pelas ruas do distrito de Shibuya, em Tóquio, em um chamado pela eliminação da discriminação e pela promoção da igualdade.
Com bandeiras coloridas do arco-íris e roupas que simbolizam a diversidade, minorias sexuais e seus apoiadores entoaram o slogan “orgulho feliz” enquanto marchavam. O “Desfile do Orgulho” visa conscientizar sobre as minorias sexuais e eliminar a discriminação ou preconceito, sendo realizado pela primeira vez em 1994. A organização do evento, Tokyo Rainbow Pride, estima que cerca de 15.000 pessoas participaram do desfile deste domingo.
Um número crescente de governos locais começou a emitir certificados reconhecendo as parcerias do mesmo sexo como equivalentes ao casamento. Em nível nacional, uma lei que busca promover a compreensão da comunidade LGBTQ entrou em vigor no ano passado.
Apesar do aumento da compreensão sobre a comunidade LGBTQ na sociedade japonesa, ainda há pessoas que enfrentam dificuldades em suas vidas. Sugiyama Fumino, co-presidente do Tokyo Rainbow Pride, destacou que, enquanto a conscientização sobre a comunidade LGBTQ está aumentando, a preparação para o quadro legal ainda é uma questão pendente.
O evento não apenas celebra a diversidade, mas também destaca os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQ no Japão, enquanto promove a necessidade contínua de igualdade e inclusão.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am