Washington D.C., EUA – 22 de abril de 2024 – No sábado (21), a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei para fornecer ajuda de emergência no valor de 26,3 bilhões de dólares a Israel. O projeto foi aprovado com amplo apoio bipartidário, com 366 votos a favor e 58 contra. Anteriormente, a Câmara havia aprovado ajuda militar adicional para a Ucrânia.
De acordo com relatos, o financiamento será utilizado para fortalecer as defesas aéreas de Israel, expandir sua capacidade de produção de munições, bem como para ajuda humanitária.
Após a aprovação no Senado, o Presidente Joe Biden assinará o projeto de lei, que tem o apoio do Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin. Austin afirmou que a legislação permitirá que seu departamento apoie a defesa de Israel contra o Irã e seus proxies.
Os ataques em larga escala lançados pelo Irã contra Israel em 13 e 14 de abril foram mencionados como justificativa para a ajuda. O exército israelense afirmou ter interceptado a maioria deles. O grupo terrorista xiita Hezbollah, com base no Líbano, também atacou Israel.
Parlamentares dos EUA vinham pedindo ajuda imediata para Israel, especialmente diante das críticas ao crescente número de mortes civis na Faixa de Gaza.
- Japão reafirma apoio à recuperação e paz na Ucrânia - 16 de março de 2025 7:58 am
- Líder do ISIS é morto em ataque aéreo no Iraque - 16 de março de 2025 7:51 am
- Proposta dos EUA busca estender cessar-fogo em Gaza até abril - 16 de março de 2025 7:39 am