Seul, Coreia do Sul – 28 de abril de 2024 – O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul está expressando preocupações com uma diretiva emitida pelo governo japonês que poderia afetar o setor de comunicações.
O ministério afirmou no último sábado (27), que nenhuma das empresas do país deve enfrentar medidas discriminatórias em relação à diretiva de Tóquio emitida para a operadora do popular aplicativo de mídia social Line, para revisar rapidamente os laços de capital com uma empresa sul-coreana de tecnologia da informação.
No início deste mês, o Ministério das Comunicações do Japão emitiu uma diretiva pela segunda vez contra a LY Corporation, mais conhecida no Japão como Line Yahoo, após uma grande divulgação de dados de usuários do Line.
A diretiva pede à empresa que realize uma revisão rápida em todo o grupo dos laços de capital com a empresa sul-coreana de TI Naver, que foi culpada pela violação de dados.
A Naver possui uma participação de 50% na empresa matriz da LY Corporation.
O Ministério das Relações Exteriores sul-coreano afirmou que verificará a intenção da Naver e, se necessário, realizará conversações com o Japão.
A questão também tem criado tensão na Coreia do Sul.
Um editorial no importante jornal conservador Chosun Daily diz que a tentativa do Japão de dissolver uma relação comercial conjunta entre empresas privadas é “comportamento anticompetitivo” e “provavelmente viola” um acordo bilateral de investimento de 2003.
O jornal afirma que o que vê como “pressão injusta” do Japão sobre a Naver “deve parar imediatamente”.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am