Kyiv, Ucrânia, 2 de abril de 2024 (EFE) – Autoridades na capital da Ucrânia, Kyiv, divulgaram em uma postagem nas redes sociais na segunda-feira (1) que as forças militares da Rússia utilizaram seis tipos de mísseis em seus ataques à cidade este ano, incluindo os mísseis hipersônicos Zircon.
Segundo as autoridades, mais de 180 mísseis e drones foram lançados contra Kyiv nos primeiros três meses do ano.
Os mísseis incluíram cinco unidades de Zircon – mísseis hipersônicos baseados no mar, que são capazes de viajar a nove vezes a velocidade do som. Eles pediram mais apoio da comunidade internacional, afirmando que mais defesa aérea significa mais vidas salvas.
O ministério da defesa da Rússia afirmou na segunda-feira que as tropas russas estavam ganhando posições, enquanto continuavam seus ataques ao redor de Avdiivka, na região de Donetsk, no leste da Ucrânia.
O Instituto para o Estudo da Guerra, um think tank dos EUA, afirmou no domingo (31), que o exército russo pode estar priorizando a área de Avdiivka. Acrescentou que as tropas russas podem concentrar sua operação no oeste de Donetsk na primavera e no verão deste ano.
O instituto também afirmou: “As forças russas provavelmente só serão capazes de lançar uma operação ofensiva em grande escala em uma direção operacional por vez, devido às próprias limitações de mão de obra e planejamento da Rússia”.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am