Tóquio, Japão, 19 de abril de 2024 – Um especialista japonês em assuntos do Oriente Médio afirma que o suposto ataque de Israel contra o Irã foi realizado com moderação.
Veículos de comunicação dos EUA citaram autoridades do governo dos EUA como dizendo que Israel atacou o Irã. Israel havia ameaçado tomar medidas retaliatórias em resposta ao ataque maciço de mísseis e drones do Irã no fim de semana.
O professor Tanaka Koichiro, da Universidade Keio, disse em entrevista nesta sexta-feira (19), que o relatório não o surpreendeu, pois havia sido assegurado de que definitivamente ocorreria.
O professor disse que Israel, aparentemente, pretendia mostrar sua capacidade de manter sob controle os locais relacionados à energia nuclear, atacando a região que abriga as instalações.
Mas ele acrescentou que o ataque ocorreu na manhã de sexta-feira, um dia de descanso em que muitas empresas e órgãos governamentais estão fechados, sugerindo a intenção de Israel de minimizar as baixas.
Quanto às possíveis respostas do Irã, Tanaka disse acreditar que o Irã está tentando evitar ser levado a uma situação em que tenha que realizar uma contraofensiva ou um ataque contra Israel novamente. Ele sente que o Irã concluiu que não há necessidade de tomar uma ação retaliatória porque interceptações foram feitas e não houve danos graves.
Ele disse que o Irã parece estar agindo de forma a evitar um confronto com Israel ou a escalada da fricção.
Mas o professor destacou a necessidade de observar de perto como as coisas vão se desenrolar.
Ele disse que se as duas nações continuarem atacando regularmente uma à outra, isso pode se desenvolver em um cenário inesperado.
- Tribunais japoneses negam nacionalidade a descendentes filipinos - 13 de novembro de 2025 9:16 am
- Embaixada dos EUA alerta para ataques de ursos no Japão - 13 de novembro de 2025 9:06 am
- Tempestade Fung-wong deixa mortos e feridos nas Filipinas e Taiwan - 13 de novembro de 2025 6:25 am
















