18.8 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  4:56
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AIEA Alerta para Ameaças à Usina Nuclear de Zaporizhzhia

Conselho de Governadores discute onda de ataques à instalação na Ucrânia.

Viena, Áustria, 20 de abril de 2024 (Agência Reuters) – O Conselho de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) realizou uma reunião de emergência na quinta-feira para discutir uma onda de ataques à usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia.

A reunião ocorreu na sede da agência em Viena.

Forças Russas Controlam a Usina
As forças russas assumiram o controle da usina nos primeiros dias da guerra.

Os mais recentes ataques começaram no domingo e incluíram um ataque de drone a um edifício de reator.

Autoridades da AIEA disseram que os ataques não “comprometeram a segurança nuclear”. Moscou e Kiev culparam um ao outro. Ambos os lados solicitaram a reunião de emergência.

Apelo por Evitar Catástrofe
O diretor-geral Rafael Grossi instou as partes a evitarem qualquer ação que possa levar a uma catástrofe. Ele disse: “Ninguém pode, conceitualmente, se beneficiar ou obter qualquer vantagem militar ou política com ataques contra instalações nucleares”.

Grossi não apontou quem estava por trás dos ataques, mas acrescentou que seria “irresponsável” presumir que futuros ataques não prejudicariam a segurança da usina.

Temores de Desastre Nuclear
A AIEA tem expressado crescente preocupação com a situação volátil em Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa, temendo que os ataques possam desencadear um desastre nuclear de proporções catastróficas.

Apesar dos apelos por contenção, ambos os lados continuam trocando acusações sobre a autoria dos ataques, enquanto a comunidade internacional pressiona por medidas para proteger a segurança da instalação nuclear em meio ao conflito na Ucrânia.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)