Yerevan, Armênia – 20 de março de 2024 – O Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, visitou a Armênia em uma tentativa de fortalecer os laços com a ex-república soviética, que está se aproximando do Ocidente.
Stoltenberg e o Primeiro-Ministro armênio, Nikol Pashinyan, realizaram uma coletiva de imprensa conjunta na capital armênia, Yerevan, na terça-feira.
Pashinyan afirmou que seu país está ansioso para desenvolver o diálogo político existente e ampliar sua parceria com a OTAN e seus estados membros.
Stoltenberg disse que recebe com agrado a solidariedade da Armênia com a Ucrânia. Ele expressou o desejo de continuar fortalecendo a parceria entre a OTAN e a Armênia, trabalhando juntos pela paz, estabilidade e prosperidade na região.
A Armênia é membro da aliança militar liderada pela Rússia, a CSTO, e tem sido fortemente influenciada pela Rússia nos campos da segurança e da economia.
No entanto, nos últimos anos, o país tem estado cada vez mais em desacordo com o governo russo do Presidente Vladimir Putin e está se aproximando do Ocidente.
Em fevereiro, o país anunciou que havia congelado sua participação na CSTO. Pashinyan estava insatisfeito com a falta de apoio militar da Rússia quando os armênios étnicos foram obrigados a se render em Nagorno-Karabakh após uma ofensiva militar do Azerbaijão no ano passado.
A Armênia tornou-se membro da Corte Penal Internacional em fevereiro, que emitiu um mandado de prisão para o Presidente Vladimir Putin sob suspeita de crimes de guerra na Ucrânia.
Diz-se que Stoltenberg é o primeiro secretário-geral da OTAN a visitar a Armênia.
A Rússia está em alerta para a visita de Stoltenberg à Armênia. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos repórteres que a tentativa da OTAN de aumentar sua influência e presença na região não irá aumentar a estabilidade.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am