Tóquio, Japão – 14 de março de 2024 – As principais facções da coalizão governista do Japão estão prestes a chegar a um amplo acordo sobre um plano que permitiria a exportação de caças de próxima geração co-desenvolvidos com o Reino Unido e a Itália.
O principal partido governista, o Partido Liberal Democrático (PLD), tem sido a favor de flexibilizar as rigorosas regulamentações do país sobre a transferência de equipamentos de defesa. No entanto, seu parceiro de coalizão, o Komeito, está cauteloso, dizendo que não poderia permitir exportações sem certas restrições.
As partes têm discutido a imposição de condições rigorosas sobre as exportações.
O primeiro-ministro, Kishida Fumio, apresentou um plano sobre o assunto em uma reunião do comitê de orçamento da Câmara Alta nesta quarta-feira (13).
Ele afirmou que a aprovação do gabinete seria necessária para permitir a transferência de caças para um terceiro país como parte de um processo decisório rigoroso.
Kishida também disse que o quadro se aplicaria apenas aos caças de próxima geração e que eles só seriam transferidos para países com os quais o Japão assinou um tratado sobre exportação de equipamentos de defesa.
O chefe de política do Komeito, Takagi Yosuke, disse que o primeiro-ministro abordou o assunto com cuidado no Parlamento. Takagi também afirmou que exigir a aprovação do gabinete exigiria deliberações das partes governistas e tornaria o processo estrito.
Os chefes de política do PLD e do Komeito se reunirão na sexta-feira para discutir o plano apresentado por Kishida. Espera-se que os partidos governistas cheguem a um amplo acordo em breve.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am