5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  8:36
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia visita a Índia

Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia busca avançar na relação com a Índia em meio à escalada da ofensiva russa.

Nova Delhi, Índia, 30 de março de 2024 (Hindustime) – O Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, realizou sua primeira visita à Índia desde a invasão russa. Ele busca avançar na relação com a Índia em um momento em que Moscou intensifica sua ofensiva na Ucrânia.

Kuleba iniciou sua visita de dois dias na quinta-feira (28), quando prestou homenagem a Mahatma Gandhi em um memorial.

Na sexta-feira (29), Kuleba se encontrou com seu homólogo indiano, Subrahmanyam Jaishankar. Antes da reunião, Kuleba disse nas redes sociais que discutiriam um plano para encerrar o conflito, baseando-se em um diálogo entre os líderes de seus países.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, propôs uma “Fórmula da Paz” que prevê a retirada das forças russas. E Kyiv espera realizar uma conferência de paz de líderes mundiais, excluindo a Rússia, nos próximos meses.

A Ucrânia também busca apoio da Índia e de outros países emergentes e em desenvolvimento, coletivamente conhecidos como o Sul Global.

No entanto, a Índia adotou uma posição neutra no conflito. O país tem aumentado as importações de petróleo russo, e a Rússia tem sido há muito tempo seu principal fornecedor de armas.

O Primeiro-Ministro indiano, Narendra Modi, tem defendido o diálogo entre Moscou e Kyiv na tentativa de desempenhar um papel de mediador no conflito.