Nova York, EUA – 02 de Março de 2024 – O Japão assumiu a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU para o mês de março em um momento de crescente tensão entre as principais potências mundiais, especialmente devido ao conflito na Faixa de Gaza.
O Embaixador do Japão na ONU, Yamazaki Kazuyuki, falou em uma coletiva de imprensa em Nova York na sexta-feira (1).
Yamazaki afirmou que o Japão espera trabalhar em estreita colaboração com outros países membros para que o Conselho de Segurança cumpra seu mandato de manter a paz e segurança internacionais.
No dia 18 de março, o Japão sediará uma reunião ministerial sobre desarmamento nuclear e não proliferação na sede das Nações Unidas em Nova York.
Em resposta a uma pergunta de um repórter sobre a situação em Gaza, Yamazaki disse que Israel tem o direito de proteger seu povo. No entanto, ele prosseguiu dizendo: “Qualquer partido, qualquer nação na comunidade internacional, especialmente como membro das Nações Unidas, precisa obedecer ao direito internacional, especialmente incluindo o direito internacional humanitário.”
Ele também afirmou que o conselho discutirá uma nova resolução que os Estados Unidos estão preparando para um cessar-fogo temporário em troca da libertação de reféns.
As discussões devem esquentar neste mês, à medida que as tensões aumentam em Gaza e a invasão da Rússia na Ucrânia continua. Como presidente rotativo, o Japão enfrenta a difícil tarefa de orientar o Conselho de Segurança, que alguns dizem não estar funcionando como deveria.
- Japão deve receber menos turistas chineses no Ano Novo Lunar - 15 de fevereiro de 2026 11:46 pm
- Corrida de trenós com cães anima fim de semana em Hokkaido - 15 de fevereiro de 2026 11:41 pm
- Protesto em Minneapolis fecha loja Target e critica atuação do ICE - 15 de fevereiro de 2026 11:34 pm




















