Tóquio, Japão – 16 de março de 2024 – Duas das principais montadoras de automóveis do Japão, Honda Motor e Nissan Motor, concordaram em colaborar no desenvolvimento de veículos elétricos e no que chamam de “mobilidade inteligente”.
A Honda é a segunda maior montadora do país, enquanto a Nissan ocupa o terceiro lugar. As empresas assinaram um memorando de entendimento para um estudo de viabilidade visando uma parceria estratégica.
O anúncio foi feito pelas duas empresas na sexta-feira. A Honda tem uma forte presença no mercado norte-americano, enquanto a Nissan possui bases de produção na Europa. Acredita-se que possam se complementar em suas estratégias globais.
O presidente e CEO da Honda Motor, Mibe Toshihiro, afirmou que as empresas “considerarão uma parceria do ponto de vista de se tornarem líderes na indústria e criarem novos valores para os carros por meio dos efeitos de sinergia das tecnologias e know-how que desenvolveram”.
Já o presidente e CEO da Nissan Motor, Uchida Makoto, destacou que as empresas “não serão capazes de sobreviver nesta competição se estiverem limitadas pelo pensamento e métodos habituais que a indústria vem seguindo até este ponto”.
Atualmente, as duas empresas estão atrás de seus rivais americanos e chineses no desenvolvimento de veículos elétricos. No entanto, esperam colaborar para aquisição conjunta de peças e desenvolvimento de componentes essenciais relacionados aos veículos elétricos.
O objetivo é explorar plataformas de software para impulsionar a próxima geração de veículos.
Enquanto a Toyota lidera atualmente a indústria automobilística japonesa em termos de vendas, uma parceria entre a segunda e terceira maiores empresas pode provocar uma reviravolta na indústria.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am