Wajima, Ishikawa, Japão – 8 de março de 2024 – Os residentes da Península de Noto, no Japão, enfrentaram um terremoto devastador no primeiro dia do ano.
Agora, alguns negócios estão retomando suas atividades. E o governo da província de Ishikawa reuniu especialistas para ajudar a elaborar um plano de recuperação.
O terremoto interrompeu as operações de uma empresa na cidade de Wajima, que produz peixes secos usando um molho que é uma especialidade local. A equipe voltou ao trabalho, mas os peixes não são mais capturados localmente. A empresa está comprando baiacus e sardinhas em outras cidades.
A frota de pesca de Wajima está parada no porto. Os barcos não podem sair para pescar porque o terremoto elevou o leito marinho.
A empresa diz que os peixes não são de Wajima, mas eles esperam fornecer seus peixes secos aos clientes.
O governo da província de Ishikawa pretende elaborar um plano de recuperação até cerca de junho. Autoridades e especialistas se reuniram na quinta-feira para suas primeiras discussões visando formular uma estratégia de desenvolvimento.
O governador de Ishikawa, Hase Hiroshi, disse: “O que queremos para esta região enquanto avançamos? Precisamos visar uma infraestrutura mais forte como modelo para o resto do país.”
As autoridades visam uma reconstrução criativa para melhorar a marca da região de Noto. Eles planejam fortalecer a infraestrutura e ajudar a reconstruir comunidades e meios de subsistência tradicionais para que as pessoas possam novamente viver com tranquilidade.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















