Manila, Filipinas, 6 de março de 2024 – As tensões entre China e Filipinas aumentam mais uma vez após um novo confronto no disputado Mar do Sul da China. A National Security Council das Filipinas afirma que vários de seus navios de suprimento e patrulha foram confrontados por navios da Guarda Costeira Chinesa na última terça-feira (5).
O conselho relata que, em um dos incidentes, um navio da Guarda Costeira Chinesa colidiu com um barco de suprimentos filipino antes de disparar canhões d’água. Quatro membros da tripulação filipina sofreram ferimentos leves. Os barcos filipinos estavam transportando tropas e suprimentos para um posto militar no Second Thomas Shoal.
Manila afirma ainda que um navio da Guarda Costeira Chinesa também colidiu com um de seus navios de patrulha.
Por sua vez, a Guarda Costeira Chinesa alega que os navios filipinos entraram em águas chinesas e colidiram deliberadamente com os navios chineses.
Filipinas e China têm tido uma série de confrontos nas águas contestadas. O incidente de terça-feira seguiu uma colisão entre navios dos dois lados e o disparo de canhões d’água por parte da marinha chinesa, em dezembro.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am