Pyongyang, Coreia do Norte – 18 de março de 2024 – A Coreia do Norte anunciou que seu embaixador em Cuba realizou uma visita de despedida ao presidente cubano Miguel Diaz-Canel antes de concluir sua missão. Mídias sul-coreanas sugerem que a decisão de substituí-lo pode estar relacionada ao estabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e Coreia do Sul.
O jornal oficial do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, Rodong Sinmun, relatou na segunda-feira (18), que Ma Chol Su se encontrou com o presidente cubano no sábado (16).
O periódico citou Diaz-Canel dizendo que Cuba se posicionará contra o adversário comum dos dois países, os Estados Unidos, e continuará avançando em seus laços socialistas tradicionais entre Havana e Pyongyang.
Cuba possui uma embaixada na Coreia do Norte, mas estabeleceu laços diplomáticos com a Coreia do Sul no mês passado.
O Ministério da Unificação da Coreia do Sul afirmou que a substituição deve ter representado um golpe considerável para o Norte.
A agência de notícias Radiopress, sediada em Tóquio, disse que provavelmente é a primeira vez que a mídia norte-coreana menciona Cuba desde que o país caribenho estabeleceu relações oficiais com Seul.
- Japão relembra 31 anos do Grande Terremoto Hanshin-Awaji - 17 de janeiro de 2026 8:00 am
- X volta a falhar e deixa utilizadores sem acesso em vários países - 17 de janeiro de 2026 2:14 am
- Dançarinas de quimono celebram tradição sob neve em Aomori - 17 de janeiro de 2026 12:01 am

