Pequim, China – 27 de março de 2024 (Xinhua) – A China apresentou uma reclamação contra os Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio devido aos incentivos fiscais do governo dos EUA para compradores de veículos elétricos.
O Ministério do Comércio da China anunciou a ação na terça-feira (26), alegando que o programa de crédito fiscal dos EUA excluiu produtos chineses e distorceu a competição justa.
A administração do presidente dos EUA, Joe Biden, introduziu os créditos fiscais com base na Lei de Redução da Inflação, promulgada em 2022. Os veículos elétricos precisam passar pela montagem final na América do Norte para se qualificarem para os benefícios fiscais.
Os modelos elegíveis também devem atender a requisitos de minerais críticos e componentes de bateria.
Alguns afirmam que o programa de crédito fiscal tem como objetivo remover os negócios chineses da cadeia de suprimentos.
O Ministério do Comércio da China diz que se opõe firmemente à medida dos EUA, pois ela perturbou seriamente a cadeia de suprimentos global e viola as regras da OMC.
As tensões entre Pequim e Washington continuam sobre semicondutores e outras tecnologias. A disputa na OMC movida pela China pode alimentar suas rivalidades.
- Rússia abre fórum econômico com foco em países emergentes - 19 de junho de 2025 4:40 am
- Golpistas internacionais são presos na Tailândia - 19 de junho de 2025 3:25 am
- Israel e Irã intensificam ataques mútuos em meio a tensão - 19 de junho de 2025 3:18 am