12 C
Kóka
sexta-feira, 2024/03/01  6:57
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Voluntários começam a trabalhar na cidade de Wajima, atingida pelo terremoto

Comunidade se mobiliza para auxiliar na reconstrução após desastre natural.

Wajima, Ishikawa, Japão, 11 de fevereiro de 2024 – Após 16 horas do anúncio do início dos trabalhos voluntários, a cidade de Wajima, na prefeitura de Ishikawa, região central do Japão, testemunhou a chegada dos primeiros voluntários para auxiliar na remoção dos escombros causados pelo terremoto do Ano Novo.

A cidade havia se abstido de aceitar voluntários devido a grandes cortes de energia elétrica e interrupções no abastecimento de água. No entanto, iniciou a aceitação nas áreas afetadas, no último sábado (10), à medida que os trabalhos de reconstrução de ruas e estradas danificadas e coleta de resíduos relacionados ao desastre avançaram.

Cerca de 40 voluntários chegaram em um ônibus, em uma instalação comercial na cidade, pouco antes das 11 horas da manhã. Eles se inscreveram para participar através de um site criado pela prefeitura.

O prefeito de Wajima, Sakaguchi Shigeru, os recebeu no local. Ele afirmou que o envolvimento dos voluntários será o primeiro passo para ajudar as pessoas afetadas pelo terremoto a reconstruírem suas vidas e que sua ajuda deverá trazer uma sensação positiva para a comunidade.

Os funcionários do conselho de bem-estar social da cidade lembraram os voluntários de se afastarem de prédios durante um terremoto e de consultarem os funcionários quando tiverem dúvidas.

Os voluntários, então, embarcaram em veículos para ir até as residências e instalações afetados.

Um homem na casa dos 20 anos, da prefeitura de Saitama, disse que veio ajudar pessoas que estão em uma situação difícil. Ele acrescentou que trabalhará duro por eles.