Nova Iorque, Estados Unidos – 2 de fevereiro de 2024 – O Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, fez um apelo nesta quinta-feira (1), por esforços internacionais para encerrar a violência militar em Myanmar e restaurar o país a um estado democrático, marcando o terceiro aniversário do golpe militar.
Guterres declarou: “Três anos desde que os militares derrubaram o governo democraticamente eleito e detiveram arbitrariamente seus líderes em 1º de fevereiro de 2021, a crise em Myanmar continua a se deteriorar, com impactos devastadores sobre os civis”.
O Secretário-Geral destacou que aproximadamente 18,6 milhões de pessoas em Myanmar, ou um terço da população do país, precisam urgentemente de apoio humanitário este ano, em comparação com um milhão antes do golpe militar há três anos.
Guterres condenou todas as formas de violência e apelou pela proteção dos civis e pelo cessar das hostilidades.
Ele afirmou: “A campanha de violência do exército direcionada a civis e a repressão política deve acabar, e os responsáveis devem ser responsabilizados”.
- Jay lança “Blackboy” e anuncia novo álbum para 2025 - 16 de outubro de 2025 1:13 am
- Craig “MAC” McDaniel lança single gospel Sunshine - 16 de outubro de 2025 1:08 am
- Dia do Professor: Por que comemoramos em 15 de outubro no Brasil? - 16 de outubro de 2025 12:45 am