12 C
Kóka
sexta-feira, 2024/03/01  7:40
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Republicanos rejeitam pacote incluindo ajuda dos EUA para a Ucrânia

Senado dos EUA não consegue aprovar projeto de lei de emergência que inclui ajuda para a Ucrânia.

Washington, D.C., EUA – 8 de fevereiro de 2024 – O Senado dos Estados Unidos não conseguiu aprovar um projeto de lei de orçamento de emergência que inclui ajuda para a Ucrânia.

Um grupo bipartidário de senadores elaborou um pacote incluindo medidas de segurança para a fronteira com o México e ajuda de guerra para a Ucrânia e Israel. No entanto, a maioria dos Republicanos votou contra avançá-lo na câmara, na quarta-feira (7), depois que o ex-presidente Donald Trump, que busca reeleição na corrida presidencial deste ano, os instou a não ceder.

Os Estados Unidos têm sido o maior apoiador da Ucrânia, mas o financiamento se esgotou no final do ano passado. O Congresso não conseguiu aprovar um projeto de lei adicional que inclui ajuda militar fresca para a Ucrânia devido a diferenças entre Democratas e Republicanos.

Os Republicanos detêm a maioria na Câmara dos Representantes dos EUA. O líder da maioria na Câmara, Mike Johnson, que é próximo de Trump, defendeu controles de fronteira mais rígidos e tem sido relutante em apoiar a Ucrânia.

A ajuda para a Ucrânia e a segurança na fronteira são questões-chave nas próximas eleições presidenciais. Está se tornando cada vez mais incerto se os EUA continuarão a apoiar a Ucrânia no conflito que já dura quase dois anos.