Tóquio, Japão, 13 de fevereiro de 2024 – Pesquisadores no Japão conseguiram produzir três leitões por meio de clonagem a partir de um porco geneticamente modificado, desenvolvido nos Estados Unidos para transplantes de órgãos entre espécies, principalmente para humanos.
Uma equipe liderada pela PorMedTec, uma empresa lançada com base na pesquisa de cientistas da Universidade Meiji, anunciou que os três leitões nasceram no domingo (11).
Os pesquisadores afirmam que esta é a primeira vez que porcos para xenotransplantes de órgãos em humanos são produzidos no Japão.
Os leitões foram clonados a partir de um porco desenvolvido por uma empresa de biotecnologia dos EUA. Seus genes foram modificados para reduzir o risco de rejeição por parte do receptor humano.
A pesquisa sobre xenotransplantação de porcos para humanos tem recebido mais atenção nos últimos anos, pois pode ajudar a garantir órgãos para transplantes.
O grupo planeja fornecer os leitões para institutos de pesquisa. Os cientistas afirmam que pretendem iniciar pesquisas sobre transplantes de órgãos de porcos em macacos até o final deste ano.
Nagashima Hiroshi, professor da Universidade Meiji e cientista-chefe da PorMedTec, disse que ficou aliviado com o nascimento dos leitões sem problemas. Nagashima disse que espera que as discussões avancem no Japão sobre aplicações clínicas envolvendo órgãos de porcos. Ele afirmou que continuará com a pesquisa com segurança em mente, buscando também abordar questões éticas.
- Nepalês de 18 anos é o mais jovem a escalar picos de 8.000m - 10 de outubro de 2024 2:29 pm
- Israel terá sistema de defesa a laser até 2025 - 10 de outubro de 2024 1:51 pm
- ONU: Parcialidade perigosa na crise Israel-Palestina - 10 de outubro de 2024 1:33 pm