Rio de Janeiro, Brasil, 22 de fevereiro de 2024 – Os ministros de Relações Exteriores do Japão e da Coreia do Sul concordaram em trabalhar juntos para lidar com as ações provocativas da Coreia do Norte, incluindo lançamentos de mísseis balísticos.
Kamikawa Yoko, do Japão, e Cho Tae-yul, da Coreia do Sul, se encontraram no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (21), durante sua participação na reunião ministerial do Grupo dos 20.
Este foi o primeiro encontro presencial entre os dois ministros.
Durante a reunião, eles confirmaram uma estreita cooperação em questões de direitos humanos relacionadas à Coreia do Norte, incluindo sequestros.
Concordaram em agendar um diálogo estratégico entre os vice-ministros das Relações Exteriores de seus países, bem como um diálogo de segurança entre seus funcionários do Ministério das Relações Exteriores e da Defesa, em um momento apropriado este ano. Esses eventos foram retomados no ano passado.
Ao mesmo tempo, Kamikawa expressou seu pesar pelo fato de o autor de um caso de trabalho forçado durante a guerra na Coreia do Sul ter recebido, como indenização, fundos que uma empresa japonesa havia depositado em um tribunal.
A Hitachi Zosen havia depositado o dinheiro para evitar a apreensão de seus ativos na Coreia do Sul.
Kamikawa disse que a medida causa danos injustificáveis à empresa japonesa.
Kamikawa também se encontrou com o Ministro das Relações Exteriores da França, Stephane Sejourne. Eles concordaram em continuar a fornecer apoio à Ucrânia de maneira firme e trocaram opiniões sobre a situação no Oriente Médio e na Ásia Oriental, incluindo a Coreia do Norte, confirmando que trabalharão em estreita colaboração.
- População estrangeira cresce na maioria das cidades do Japão - 25 de dezembro de 2025 6:44 am
- Tailândia e Camboja retomam diálogo por cessar-fogo - 25 de dezembro de 2025 6:30 am
- Explosão em Moscou mata dois policiais e um suspeito - 25 de dezembro de 2025 6:26 am
















