Taiwan, China – 21 de fevereiro de 2024 – Uma ministra do governo de Taiwan expressou pesar pela abordagem das autoridades chinesas a um barco turístico taiwanês na costa sul da China.
A China prometeu intensificar a patrulha nas águas próximas às ilhas Kinmen, que são controladas efetivamente por Taiwan e estão a uma curta distância de Xiamen, na Província de Fujian, China.
Isso ocorre após um barco de pesca chinês ter naufragado na última quarta-feira (14), enquanto era perseguido por um navio da guarda costeira taiwanesa. Dois dos quatro membros da tripulação do barco morreram.
Na segunda-feira (19), um barco turístico taiwanês que saiu de Kinmen e navegava ao longo da costa de Xiamen foi submetido a uma inspeção marítima pelas autoridades chinesas.
A chefe do Conselho de Assuntos Oceânicos de Taiwan, Kuan Bi-ling, disse a repórteres na terça-feira (20), que a abordagem prejudicou os sentimentos do povo taiwanês e provocou pânico.
Ela sugeriu que tal ação vai contra a base de paz no Estreito de Taiwan e da boa vontade entre os dois lados.
A ministra admitiu que o barco turístico estava em águas chinesas, mas enfatizou que o oposto também acontece e que as autoridades taiwanesas não abordaram embarcações chinesas a menos que sua entrada fosse intencional.
Taiwan planeja enviar de volta para a China os dois membros da tripulação sobreviventes do barco de pesca naufragado.
O primeiro-ministro de Taiwan, Chen Chien-jen, expressou na terça-feira a esperança de que a questão seja resolvida de forma razoável.
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am
- Brasil destaca força do agro na Expo Osaka 2025 - 7 de agosto de 2025 6:41 am