20 C
Kóka
quinta-feira, 19 junho, 2025 2:06: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Ministra de Taiwan: Inspeção da China em barco turístico é ‘lamentável’

Autoridades de Taiwan expressam pesar pela abordagem das autoridades chinesas a um barco turístico taiwanês na costa sul da China.

Taiwan, China – 21 de fevereiro de 2024 – Uma ministra do governo de Taiwan expressou pesar pela abordagem das autoridades chinesas a um barco turístico taiwanês na costa sul da China.

A China prometeu intensificar a patrulha nas águas próximas às ilhas Kinmen, que são controladas efetivamente por Taiwan e estão a uma curta distância de Xiamen, na Província de Fujian, China.

Isso ocorre após um barco de pesca chinês ter naufragado na última quarta-feira (14), enquanto era perseguido por um navio da guarda costeira taiwanesa. Dois dos quatro membros da tripulação do barco morreram.

Na segunda-feira (19), um barco turístico taiwanês que saiu de Kinmen e navegava ao longo da costa de Xiamen foi submetido a uma inspeção marítima pelas autoridades chinesas.

A chefe do Conselho de Assuntos Oceânicos de Taiwan, Kuan Bi-ling, disse a repórteres na terça-feira (20), que a abordagem prejudicou os sentimentos do povo taiwanês e provocou pânico.

Ela sugeriu que tal ação vai contra a base de paz no Estreito de Taiwan e da boa vontade entre os dois lados.

A ministra admitiu que o barco turístico estava em águas chinesas, mas enfatizou que o oposto também acontece e que as autoridades taiwanesas não abordaram embarcações chinesas a menos que sua entrada fosse intencional.

Taiwan planeja enviar de volta para a China os dois membros da tripulação sobreviventes do barco de pesca naufragado.

O primeiro-ministro de Taiwan, Chen Chien-jen, expressou na terça-feira a esperança de que a questão seja resolvida de forma razoável.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img