Tóquio, Japão – 3 de fevereiro de 2024 – As Forças Terrestres de Autodefesa do Japão (Ground Self-Defense Force – GSDF) anunciaram que realizarão exercícios conjuntos com o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA ainda neste mês nas regiões sudoeste do Japão, em Kyushu e Okinawa.
Os exercícios, conhecidos como “Iron Fist”, têm sido realizados desde 2006, focados na prática da defesa das ilhas remotas. No ano passado, os exercícios foram realizados no Japão pela primeira vez.
Na sexta-feira (2), as Forças de Autodefesa do Japão anunciaram que os exercícios serão realizados de 25 de fevereiro a 17 de março.
Cerca de 2.100 militares da Brigada de Implantação Anfíbia Rápida das Forças de Autodefesa do Japão e da Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais dos EUA participarão dos exercícios.
Os exercícios ocorrerão na Ilha de Okinoerabujima, na Província de Kagoshima, no Campo Hansen dos Fuzileiros Navais dos EUA, na Província de Okinawa, e em outros locais. As atividades incluirão exercícios de desembarque e tiros reais.
Será a primeira vez que as Forças de Autodefesa do Japão realizarão um exercício na Ilha de Okinoerabujima. Segundo as Forças de Autodefesa, a escolha do local levou em consideração fatores como a topografia e o clima da ilha, visando melhorar as capacidades de resposta nas ilhas remotas do sudoeste.
As Forças de Autodefesa do Japão também afirmaram que a aeronave de transporte basculante Osprey não será usada nos exercícios deste ano, após um acidente envolvendo a aeronave da Força Aérea dos EUA em novembro, nas águas do sudoeste do Japão.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am