Houston, Texas, EUA – 23 de fevereiro de 2024 – Uma empresa de exploração espacial dos Estados Unidos afirma ter colocado um módulo de pouso não tripulado na superfície lunar. Isso marca a primeira vez que uma espaçonave desenvolvida por uma empresa privada conseguiu pousar na lua.
A Intuitive Machines anunciou que seu módulo de pouso classe Nova-C, chamado Odysseus, tocou a superfície lunar às 23h23 UTC na quinta-feira (22).
A empresa lançou a missão em 15 de fevereiro. A descida final até a superfície lunar envolveu uma explosão cuidadosamente controlada do motor da nave.
Oficiais da empresa afirmam ter confirmado que o módulo de pouso está em posição vertical e começou a transmitir dados conforme o esperado.
Até agora, cinco países conseguiram pousar na lua: a antiga União Soviética, os Estados Unidos, China, Índia e Japão. Mas nenhuma empresa privada havia conseguido o feito antes da Intuitive Machines.
Se tudo correr bem, seis tipos de equipamentos no módulo de pouso desenvolvidos pela agência espacial dos EUA, a NASA, serão usados para realizar vários experimentos.
Tem sido um período movimentado na área da exploração lunar. A agência espacial do Japão, JAXA, conseguiu pousar uma sonda não tripulada na superfície lunar em janeiro. Isso ocorreu após o cancelamento de um plano de pouso por uma empresa privada nos EUA devido a uma falha no sistema.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am