Varsóvia, Polônia – 25 de fevereiro de 2024 – Um analista militar baseado na Polônia afirma que o fosso nas capacidades entre as forças armadas da Ucrânia e da Rússia atingirá seu auge este ano, desde que Moscou iniciou sua invasão.
Konrad Muzyka falou à NHK neste sábado (24), marcando exatamente dois anos desde o início do ataque da Rússia à Ucrânia.
Ele disse que as forças russas inicialmente sofreram pesadas perdas, mas a mobilização de reservistas em setembro de 2022 “finalmente começou a dar resultados”.
Muzyka afirmou que os russos podem levar algum tempo para planejar, mas uma vez que tomam decisões, conseguem produzir em massa drones e outros equipamentos militares de acordo com o plano. Ele acrescentou que as forças russas agora reconquistaram a iniciativa nos campos de batalha.
O analista descreveu este ano como “crítico” para a Ucrânia, porque “o descompasso entre os russos e ucranianos provavelmente será o maior desde o início da guerra”.
Ele enfatizou que as forças ucranianas precisam de mais pessoal, munição e treinamento.
Quanto ao apoio das nações ocidentais, Muzyka disse que a qualidade do equipamento ocidental é boa, mas o problema está na quantidade. Ele afirmou que não há armas suficientes para atender às necessidades da Ucrânia.
Muzyka descartou a possibilidade de a Ucrânia lançar outra contraofensiva este ano.
Ele sugeriu que o exército ucraniano pode conduzir “operações de defesa ativa” com alguns contra-ataques localizados limitados. Ele também indicou que a Ucrânia realizará ataques de drones de longo alcance na Rússia e na Crimeia “do ponto de vista de relações públicas”.
Muzyka disse que, sem mobilização em larga escala e apoio para capacidade blindada, os ucranianos não terão chance de realizar contraofensivas extensas nos próximos dois anos ou mais.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am