12 C
Kóka
sexta-feira, 2024/03/01  7:08
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Coreia do Norte celebra 76º aniversário de suas forças armadas

Ditador da Coreia do Norte,, Kim Jong Un,, pode destacar determinação em continuar com o desenvolvimento de mísseis balísticos e de cruzeiro.

Pyongyang, Coreia do Norte – 08 de fevereiro de 2024 – A Coreia do Norte celebra o 76º aniversário da fundação de suas forças armadas, o Exército Popular Coreano, nesta quinta-feira (8). O ditador do país, Kim Jong Un, deve enfatizar sua determinação em continuar com a expansão militar através do desenvolvimento de novos mísseis balísticos e de cruzeiro.

No ano passado, um desfile militar foi realizado, em grande escala, em Pyongyang, com a presença de Kim. No entanto, não há sinais relatados de um desfile este ano.

No mês passado, a Coreia do Norte anunciou ter testado com sucesso um míssil balístico de alcance intermediário de combustível sólido, que pode ser lançado mais rapidamente do que aqueles que usam propelentes líquidos.

Também afirmou ter testado um sistema de armas nucleares subaquáticas em águas ao largo da costa leste.

A Coreia do Norte também lançou mísseis de cruzeiro quatro vezes em um intervalo de 10 dias até 2 de fevereiro – uma frequência incomumente alta. Mísseis de cruzeiro podem voar em trajetórias baixas e irregulares por um longo tempo e são difíceis de detectar e interceptar.

Especialistas sugerem que o Norte pode estar tentando fortalecer rapidamente sua capacidade de lançar ataques-surpresa, desenvolvendo vários mísseis capazes de transportar uma ogiva nuclear.

No dia da comemoração, a Coreia do Norte pode enfatizar, por meio da mídia estatal, sua determinação em fortalecer seu poder militar de acordo com seu plano de defesa quinquenal, agora em seu quarto ano. O país tem se oposto à intensificação da cooperação em segurança entre Japão, EUA e Coreia do Sul.