Kyiv, Ucrânia – 26 de Fevereiro de 2024 – O chefe da Inteligência de Defesa da Ucrânia, Kyrylo Budanov, declarou que o líder da oposição russa, Alexei Navalny, faleceu devido a um coágulo sanguíneo, negando especulações de que ele teria sido morto enquanto estava na prisão.
Budanov foi citado dizendo a repórteres no domingo (25), que “posso desapontá-los, mas sabemos que ele morreu de um coágulo sanguíneo”, acrescentando que isso estava “mais ou menos confirmado”.
Navalny, conhecido por suas críticas contundentes ao presidente russo Vladimir Putin, teria falecido em uma colônia penal no Ártico em 16 de fevereiro.
Autoridades russas afirmaram que ele morreu de causas naturais, mas há especulações no Ocidente de que a administração Putin foi responsável por sua morte.
Em comunicado no sábado (24), os líderes do G7 pediram ao governo russo que esclarecesse as circunstâncias em torno da morte de Navalny.
Budanov também deixou claro que a Ucrânia intensificará os ataques a uma ponte que conecta a Rússia à Crimeia, no sul da Ucrânia, sugerindo que a ponte da Crimeia será destruída. Moscou anexou unilateralmente a Crimeia em 2014.
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am