Jacarta, Indonésia, 22 de fevereiro de 2024 – Uma semana após a eleição presidencial na Indonésia, os resultados não oficiais continuam mostrando o Ministro da Defesa, Prabowo Subianto, como líder. No entanto, seus rivais pedem uma investigação parlamentar para examinar o que eles descrevem como irregularidades no processo eleitoral.
Resultados não oficiais indicam que Prabowo conquistou cerca de 58% dos votos, uma maioria que tornaria desnecessário um segundo turno.
O ex-governador de Jacarta, Anies Baswedan, e o ex-governador de Java Central, Ganjar Pranowo, ficaram muito atrás nas contagens.
Ganjar afirma que sua equipe planeja exigir uma investigação quando o parlamento se reunir em 5 de março para examinar a eleição. Anies afirma que sua equipe está se preparando para cooperar com a iniciativa.
Ambos os lados alegam que o processo eleitoral não foi totalmente limpo, apontando casos de fraude na campanha de Prabowo e no processo de votação.
Especialistas afirmam que mesmo se a investigação prosseguir, não seria capaz de anular os resultados da eleição, mas poderia criar pressão sobre o novo governo.
Com os resultados oficiais previstos para 20 de março, é provável que tanto as equipes de Anies quanto Ganjar apresentem suas reclamações ao Tribunal Constitucional, o que pode aprofundar as hostilidades no cenário político indonésio.
- População estrangeira cresce na maioria das cidades do Japão - 25 de dezembro de 2025 6:44 am
- Tailândia e Camboja retomam diálogo por cessar-fogo - 25 de dezembro de 2025 6:30 am
- Explosão em Moscou mata dois policiais e um suspeito - 25 de dezembro de 2025 6:26 am
















