Tóquio, Japão – 3 de fevereiro de 2024 – Autoridades do governo central e local da Ucrânia estão no Japão para aprender com a experiência japonesa sobre como lidar com o processamento de resíduos, especialmente após desastres nucleares, como o ocorrido em Fukushima.
O tour foi organizado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão, JICA. Oito autoridades ucranianas, incluindo representantes do governo central e da região sul de Kherson, visitaram o local dentro da zona “difícil de retornar” na cidade de Okuma na sexta-feira (2).
O local armazena resíduos que sobraram após a demolição de casas e outros edifícios após o desastre de 2011 na usina nuclear. Os resíduos foram classificados em tipos de materiais, como concreto e metais.
As autoridades ucranianas observaram como os resíduos são mantidos, bem como o processo no qual materiais de madeira são quebrados em pequenos pedaços com máquinas e levados para o local de armazenamento.
Um funcionário do governo ucraniano afirmou que uma grande quantidade de escombros de edifícios destruídos e outros resíduos tem sido mantida em locais temporários de armazenamento desde o início da invasão russa. No entanto, a maioria dos escombros não foi processada, destacando a importância da aprendizagem com a experiência japonesa.
O governo japonês planeja realizar uma conferência econômica Japão-Ucrânia em 19 de fevereiro em Tóquio, visando fortalecer a cooperação e os esforços de recuperação econômica entre os dois países.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am