Funafuti, Tuvalu – 27 de fevereiro de 2024 – A nação do Pacífico Sul de Tuvalu tem um novo líder. Feleti Teo foi nomeado primeiro-ministro na manhã desta segunda-feira (26), após um atraso de um mês. O ex-procurador-geral conquistou o apoio dos 16 parlamentares.
O ex-ministro das Relações Exteriores tuvaluano, Simon Kofe, parabenizou Teo em uma postagem nas redes sociais, elogiando sua nomeação sem oposição como um feito inédito na história do país.
A eleição de Teo segue semanas de clima perigoso, com ondas altas impedindo que barcos transportassem os legisladores para a capital, Funafuti, para votar em um novo líder.
O antigo titular, Kausea Natano, que há muito tempo apoiava os laços de Tuvalu com Taiwan, perdeu seu assento no parlamento nas eleições gerais do mês passado.
Após a nação do Pacífico Sul de Nauru romper laços com Taiwan em favor da China em janeiro, líderes mundiais acompanharam de perto a votação em Tuvalu, uma das três nações do Pacífico que ainda mantêm relações diplomáticas com Taiwan. O enviado de Taiwan a Tuvalu, Andrew Lin, se encontrou com a nova administração. Ele disse à agência de notícias AFP que o novo governo o assegurou de que o relacionamento bilateral é “firme, sólido como uma rocha e eterno”.
Ainda não está claro se o novo governo considerará rever os laços diplomáticos atuais de Tuvalu em meio à disputa entre Estados Unidos e China no Pacífico.
Teo e seu gabinete devem ser empossados ainda esta semana.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am