5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  6:59
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tribunal de Tóquio multa cadeia de sushi por uso de dados roubados de rival

Operadora da cadeia de sushi Kappa Sushi é multada por utilizar dados roubados da Hamasushi, destacando questões de concorrência desleal no setor.

Tóquio, Japão – 27 de fevereiro de 2024 – O Tribunal Distrital de Tóquio multou a operadora da cadeia de sushi “Kappa Sushi” em 30 milhões de ienes, aproximadamente 200 mil dólares, por utilizar dados roubados de sua concorrente Hamasushi.

A Kappa Create e seu ex-alto funcionário, Otomo Hideaki, foram acusados de utilizar dados sobre quanto a Hamasushi estava pagando aos seus fornecedores. O ex-presidente da Kappa Create, Tanabe Koki, havia roubado os dados da empresa-mãe da Hamasushi.

Os réus alegaram inocência, afirmando que os dados não eram segredos comerciais e que não tinham intenção de obter ganhos ilegalmente.

Na segunda-feira (26), o juiz presidente do tribunal afirmou que os dados eram segredos comerciais e frutos das negociações da Hamasushi com seus parceiros comerciais.

O juiz destacou que Otomo utilizou ilegalmente os dados para estudar como desenvolver novos produtos. Acrescentou que os réus obstruíram a concorrência justa e não compensaram a Hamasushi.

O juiz também impôs a Otomo uma sentença de prisão de 30 meses, suspensa por quatro anos.

A empresa-mãe da Hamasushi, Zensho Holdings, descreveu a sentença como muito apropriada e pediu à Kappa Create que a encare seriamente.

A Kappa Create emitiu um comentário dizendo que analisará a sentença e considerará sua resposta.

Uma sentença de prisão suspensa para Tanabe, que roubou os dados, já foi finalizada depois que ele se declarou culpado.