Pequim, China – 27 de janeiro de 2024 – A Coreia do Norte informou que o vice-ministro de Relações Exteriores da China está visitando Pyongyang, enquanto os dois países se preparam para celebrar o 75º aniversário das relações diplomáticas ainda este ano.
O jornal do Partido dos Trabalhadores, Rodong Sinmun, relatou na sexta-feira (26), que uma delegação liderada pelo vice-ministro de Relações Exteriores da China, Sun Weidong, chegou a Pyongyang na quinta-feira (25).
Os detalhes da visita ainda não foram divulgados, mas a delegação poderá se reunir com o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son Hui.
Em outubro, China e Coreia do Norte marcarão o 75º aniversário das relações diplomáticas.
O presidente chinês, Xi Jinping, e o ditador norte-coreano, Kim Jong Un, designaram conjuntamente 2024 como o “Ano da Amizade” entre seus países em mensagens de Ano Novo que trocaram.
A China é o maior parceiro comercial da Coreia do Norte. As indústrias e cidadãos norte-coreanos foram impactados por sanções econômicas internacionais e pela pandemia de coronavírus. Espera-se que os dois países discutam a expansão da cooperação econômica e a colaboração em outras áreas.
Alguns especialistas afirmam que a Coreia do Norte espera promover laços com China e Rússia para contrabalançar a crescente cooperação em segurança entre Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.
- Chuvas causam deslizamentos e deixam mortos na Índia - 7 de agosto de 2025 3:29 am
- Onda de calor no Japão atinge 41,4°C e alerta para chuvas - 7 de agosto de 2025 3:24 am
- Seven & i abrirá mil novas lojas de conveniência no Japão - 7 de agosto de 2025 1:59 am