Naraha Town, Japão – 24 de janeiro de 2024 – A Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da usina nuclear Fukushima Daiichi, está se preparando para realizar uma sondagem no interior do reator no próximo mês, utilizando um drone. A usina continua a ser limpa desde seu triplo derretimento após o terremoto e tsunami de 2011.
O esforço com o drone faz parte dos trabalhos da Tepco para, eventualmente, remover os destroços nucleares dentro do vaso de contenção do reator. A câmera remota suspensa permitirá que os engenheiros examinem mais detalhadamente a mistura de combustível e materiais estruturais que se acumulou no fundo do vaso.
Nesta terça-feira (23), repórteres foram convidados para assistir a um treinamento de manobra do drone nas instalações da Japan Atomic Energy Agency, em Naraha Town, próxima à usina.
O drone tem aproximadamente 20 centímetros de diâmetro e pesa 185 gramas. É uma adaptação de um tipo usado para inspecionar caldeiras e será enviado ao vaso de contenção por meio de tubulações.
Os trabalhadores confirmaram métodos de controle do drone e sua rota de voo em uma réplica do vaso de contenção. Também foram realizados testes com um robô que transmite ondas de rádio para o drone.
Levantamentos realizados com um robô subaquático já confirmaram danos à base do vaso de contenção do reator nº 1.
A Tepco espera que a sondagem com o drone revele informações mais detalhadas, necessárias para a remoção segura dos destroços nucleares, marcando um avanço crucial nos esforços de limpeza pós-desastre de 2011 em Fukushima Daiichi.
- Calor extremo atinge áreas afetadas por chuvas no Japão - 14 de agosto de 2025 7:55 am
- Governo Trump revoga vistos de secretários do Ministério da Saúde relacionados com o programa Mais Médicos - 14 de agosto de 2025 7:51 am
- Memorial Restart Community completa 4 anos: um jardim de lembranças, respeito e esperança para famílias estrangeiras no Japão - 14 de agosto de 2025 5:57 am