Taipei, Taiwan – 27 de janeiro de 2024 – O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan apresentou na sexta-feira (26), as doações coletadas para ajudar aqueles afetados pelo terremoto de Ano Novo no Japão.
As autoridades de Taiwan arrecadaram mais de 2,5 bilhões de ienes, ou cerca de 17 milhões de dólares, em uma campanha de arrecadação de fundos de duas semanas. Eles começaram a aceitar doações do público quatro dias após o terremoto atingir o centro do Japão.
O ministro das Relações Exteriores, Joseph Wu, disse acreditar que as pessoas em Taiwan se importam com os residentes das áreas atingidas pelo terremoto, assim como ele. Ele falou em uma cerimônia em Taipei, onde o dinheiro foi entregue ao oficial da Associação de Intercâmbio Japão-Taiwan, Katayama Kazuyuki.
Wu também mencionou o engenheiro civil japonês Hatta Yoichi, que ajudou a construir uma represa e sistemas de irrigação em Taiwan durante o período de domínio japonês. Hatta nasceu na Prefeitura de Ishikawa, que foi gravemente danificada pelo terremoto.
Wu disse que o espírito taiwanês é retribuir um gota de água com uma fonte jorrante. Ele afirmou que o vínculo entre Taiwan e Japão é que as nações servirão como o escudo mais forte uma da outra no momento de maior necessidade.
Wu acrescentou que, uma vez que o trabalho de restauração avance, ele tem certeza de que o povo de Taiwan visitará as áreas atingidas pelo terremoto em grandes grupos para animar as pessoas lá. Falando em japonês, ele encorajou o Japão e a Prefeitura de Ishikawa a perseverarem.
Katayama expressou sua gratidão pelo apoio. Ele disse que ficou surpreso com a quantidade que conseguiram arrecadar em apenas duas semanas e que foi tocado pelo caloroso encorajamento do povo de Taiwan.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















