Tóquio, Japão – 27 de janeiro de 2024 – Um hospital em Tóquio começou um novo tipo de tratamento para câncer de mama em estágio inicial que não envolve a remoção de tecido.
O Centro Médico de Tóquio iniciou na quinta-feira (25), o tratamento conhecido como ablação por radiofrequência, no qual os médicos inserem eletrodos em forma de agulha que geram calor e destroem as células cancerosas.
Os esquemas de seguro de saúde pública começaram a cobrir o tratamento para câncer de mama em estágio inicial no mês passado.
Atualmente, a remoção de todo ou parte do tecido mamário é o tratamento padrão, mesmo para pacientes em estágio inicial.
A ablação por radiofrequência é menos invasiva e impõe menos carga física aos pacientes.
Pesquisadores afirmam que um estudo clínico demonstrou que ela é tão eficaz quanto o tratamento padrão.
Pacientes com um tumor maligno com menos de 1,5 centímetros de diâmetro podem receber o tratamento em instituições médicas certificadas pela Sociedade Japonesa de Câncer de Mama.
O vice-diretor do Centro Médico de Tóquio, Kinoshita Takayuki, que liderou o estudo clínico, diz que tratar o câncer sem remover o tecido mamário beneficia os pacientes.
Ele afirma que ele e outros pesquisadores envolvidos trabalharão para tornar o tratamento mais amplamente disponível.
- Tóquio intensifica blitz para coibir infrações com ciclomotores - 9 de fevereiro de 2026 10:57 pm
- Meloni parabeniza Takaichi por vitória eleitoral no Japão - 9 de fevereiro de 2026 10:51 pm
- Japão registra recorde histórico em conta corrente em 2025 - 9 de fevereiro de 2026 10:47 pm
















