Taipei, Taiwan – 07 de janeiro de 2024 – O Ministério da Defesa de Taiwan acusou a China de ameaçar a segurança da aviação ao realizar voos com balões sobre a ilha principal e as águas circundantes. A acusação ocorre após dois balões cruzarem a linha média no Estreito de Taiwan na sexta-feira (5), com um deles sobrevoando a ilha principal.
O ministério, em comunicado no sábado (6), não vinculou diretamente os incidentes dos balões à próxima eleição presidencial em Taiwan, marcada para 13 de janeiro. No entanto, afirmou que fazem parte das táticas de “zona cinzenta” da China “em uma tentativa de usar a guerra cognitiva para afetar o ânimo de nosso povo”.
Anteriormente, o ministério havia indicado que os balões eram usados para monitoramento meteorológico, mas neste sábado indicou que não descarta a possibilidade de Pequim enviá-los para atividades de espionagem.
Os balões chineses foram detectados durante cinco dias consecutivos desde o início do ano novo. O ministério observa que está ciente de que o número de balões vindos da China tende a aumentar no inverno devido à direção do vento.
No mês passado, o ministério começou a divulgar diariamente o número de balões detectados e suas trajetórias. As recentes incursões levantam preocupações sobre a segurança aérea na região, enquanto as tensões entre Taiwan e China continuam a crescer. O governo taiwanês está monitorando de perto a situação e avaliando as medidas apropriadas em resposta aos incidentes recentes.
- Trens e voos lotam com retorno do feriado Bon no Japão - 18 de agosto de 2025 1:43 am
- Cinco montanhas de Kyoto iluminam o céu no festival Gozan - 18 de agosto de 2025 1:22 am
- Johnson critica plano de paz de Trump: Ucrânia “não ganha nada” - 18 de agosto de 2025 1:10 am