Kharkiv, Ucrânia – 08 de janeiro de 2024 – Um relatório da agência Reuters levanta a possibilidade de que a Rússia tenha utilizado mísseis balísticos norte-coreanos para atacar a cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia, em 2 de janeiro. Especialistas analisaram imagens de fragmentos de mísseis, sugerindo semelhanças impressionantes com modelos norte-coreanos.
Um pesquisador holandês entrevistado pela Reuters afirmou que “nos detalhes muito pequenos, até componentes como canaletas de cabos, parafusos individuais e a seção do motor, podemos ver que tudo é quase uma correspondência perfeita” para um míssil norte-coreano.
Um especialista dos Estados Unidos concordou com essa visão, afirmando que os destroços se assemelham a um míssil balístico de curto alcance da Coreia do Norte.
Na quinta-feira (4), um oficial sênior da Casa Branca afirmou que a Rússia aparentemente disparou pelo menos um míssil norte-coreano contra a Ucrânia em 30 de dezembro.
A alegada utilização de mísseis norte-coreanos pela Rússia levanta preocupações sobre a colaboração militar entre Moscou e Pyongyang. O governador da região ucraniana de Donetsk afirmou que um ataque de mísseis russos no sábado (6), resultou na morte de 11 pessoas, incluindo cinco crianças, e deixou oito pessoas feridas. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, condenou o ataque, afirmando que a Rússia usou um sistema de mísseis superfície-ar S300.
O desenrolar dessa situação continua a ser monitorado atentamente pela comunidade internacional, com implicações significativas para o conflito em curso na região.
- Governador e prefeito de Osaka renunciam para impulsionar plano metropolitano - 14 de janeiro de 2026 6:15 am
- Incêndio avança em Yamanashi e já destrói mais de 160 hectares - 14 de janeiro de 2026 6:12 am
- Universidade Waseda cancela matrícula de alunos por fraude no TOEIC - 14 de janeiro de 2026 6:07 am

