14.8 C
Kóka
sexta-feira, 25 abril, 2025 2:12: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Realizada a leitura de poesia de Ano Novo no Palácio Imperial

Imperador, Imperatriz e membros da Família Imperial participam da leitura anual de poesias de Ano Novo em Tóquio.

Tóquio, Japão – 20 de janeiro de 2024 – Na última sexta-feira (19), o Palácio Imperial em Tóquio foi palco da leitura anual de poesias de Ano Novo, um evento que contou com a presença do Imperador, Imperatriz e outros membros da Família Imperial.

Sob o tema “wa” (harmonia), poetas de todas as idades e origens apresentaram seus versos de 31 sílabas, conhecidos como “Waka”.

Cerca de 15.000 inscrições públicas, provenientes de dentro e fora do Japão, foram avaliadas para a seleção das dez poesias recitadas de maneira tradicional. Surpreendentemente, o poeta mais jovem a ser escolhido foi um estudante do ensino médio de 17 anos.

Miyamura Mizuho, uma funcionária do governo municipal na Província de Ishikawa, também teve seu poema selecionado. Apesar de sua região ter sido atingida por um terremoto poderoso no Dia de Ano Novo, ela decidiu participar do evento. Inicialmente hesitante, Miyamura foi encorajada por seu chefe a levar notícias animadoras para a província.

O poema de Miyamura relembra com carinho as conversas que teve com amigos na universidade, destacando a resiliência diante das adversidades.

Além das contribuições do público, membros da Família Imperial também recitaram seus próprios poemas. O Príncipe Herdeiro Akishino compartilhou suas memórias de uma visita ao nordeste do Japão há mais de 40 anos, descrevendo a beleza de uma caminhada matinal perto do Lago Towada.

A Imperatriz Masako emocionou-se ao ler um poema escrito por sua filha, a Princesa Aiko, após sua primeira visita ao Domo da Bomba Atômica e ao Museu Memorial da Paz em Hiroshima, quando estava no ensino médio.

O Imperador Naruhito refletiu sobre os sorrisos calorosos das pessoas que os receberam durante suas viagens por todo o Japão.

O tema para a leitura do próximo ano será “yume” (sonho), e as inscrições serão aceitas até o final de setembro. Esta tradição cultural continua a unir a sociedade japonesa, celebrando a poesia como uma expressão atemporal de emoção e reflexão.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img