São Petersburgo, Rússia, 29 de janeiro de 2024 – O presidente russo, Vladimir Putin, prestou homenagem aos soldados da União Soviética que lutaram na Segunda Guerra Mundial durante sua visita a um memorial de guerra nos arredores de São Petersburgo.
Putin fez uma promessa solene de continuar lutando contra o que ele chamou de “Nazismo”, em referência aos eventos históricos que assolaram a cidade, então chamada Leningrado, durante a guerra. A cidade foi palco de uma batalha feroz, na qual centenas de milhares de pessoas perderam suas vidas durante o cerco da Alemanha Nazista, que durou quase 900 dias.
No sábado (27), Putin comemorou o 80º aniversário do fim do cerco pela Exército Vermelho (Red Army). Ele depositou flores em um cemitério e, durante a inauguração de um novo monumento em homenagem aos que morreram durante a guerra, declarou: “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para deter e erradicar o Nazismo”.
O líder russo afirmou que o objetivo de sua operação militar contra a Ucrânia é a “desnazificação”. Seu aliado próximo, o presidente Alexander Lukashenko, da Bielorrússia, juntou-se a ele e discutiu a história compartilhada dos dois países durante a guerra.
Putin mobilizou o povo russo e seu apoio, enfatizando a vitória da União Soviética na Segunda Guerra Mundial com diversos eventos para honrar aqueles que foram vítimas durante o conflito.
- Tempestade traz fortes chuvas e ventos em Taiwan, afetando voos - 1 de novembro de 2024 8:22 am
- Novo líder do grupo terrorista Hezbollah promete continuar a luta contra Israel - 1 de novembro de 2024 8:15 am
- LDP e DPFP discutem políticas após eleição na Câmara Baixa - 1 de novembro de 2024 8:10 am