Ishikawa, Japão, 15 de janeiro de 2024 – O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, indicou neste domingo (14), que o governo planeja gastar mais de 100 bilhões de ienes, aproximadamente 690 milhões de dólares, para auxiliar os sobreviventes do terremoto de Ano Novo a reconstruírem suas vidas.
A visita de Kishida à província de Ishikawa incluiu inspeções a abrigos de evacuação nas cidades de Wajima e Suzu, bem como reuniões com o governador de Ishikawa, Hase Hiroshi.
Em declarações à imprensa, Kishida afirmou que tem como objetivo elaborar um pacote de ajuda à reconstrução o mais rápido possível. O auxílio incluirá a restauração de infraestrutura e serviços essenciais, construção de habitações temporárias e a reconstrução de pequenos e médios negócios, além dos setores de agricultura, silvicultura e pesca nas áreas afetadas.
O primeiro-ministro expressou a intenção de utilizar as reservas do atual ano fiscal para o pacote e buscar a aprovação dos gastos adicionais até o final deste mês.
Kishida anunciou ainda que o governo planeja dobrar o fundo de reserva para 6,9 bilhões de dólares no projeto de orçamento para o próximo ano fiscal, que se inicia em abril, para fornecer suporte contínuo aos esforços de recuperação.
Ele afirmou que o Gabinete aprovará a revisão já na terça-feira, expressando a esperança de que o projeto de lei seja promulgado o mais rápido possível pelo Parlamento.
O primeiro-ministro sugeriu que seu Gabinete acelerará os procedimentos para designar o terremoto de 1 de janeiro como um desastre “extraordinário” elegível para trabalhos de reconstrução gerenciados pelo estado.
Kishida também indicou que o governo agilizará a aplicação de medidas especiais para ajudar os sobreviventes do terremoto a permanecerem empregados.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am