Pequim, China, 15 de janeiro de 2024 – A China reagiu firmemente às congratulações do principal diplomata dos Estados Unidos, criticando o Secretário de Estado Antony Blinken por sua mensagem de felicitações a Lai Ching-te por sua vitória nas eleições presidenciais de Taiwan.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês emitiu um comentário no domingo (15), criticando a declaração de Blinken. O comentário afirmou que a declaração dos EUA “viola seriamente o princípio de uma China” e “envia um sinal gravemente equivocado às forças separatistas de ‘independência de Taiwan'”.
O porta-voz prosseguiu afirmando que Pequim deplora fortemente e se opõe firmemente à mensagem de Washington. O comentário também informou que a China apresentou um protesto ao lado dos EUA.
As tensões nas relações sino-americanas aumentam com a reação contundente de Pequim às ações consideradas como interferência nos assuntos internos chineses. O episódio destaca as complexidades diplomáticas em torno da questão de Taiwan e o equilíbrio delicado entre as grandes potências mundiais.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















