31 C
Kóka
quarta-feira, 2 julho, 2025 4:03: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Dieta do Japão convoca sessão ordinária com foco na reforma política

Escândalo de financiamento político envolve o Partido Liberal Democrático liderado pelo Primeiro-Ministro Kishida Fumio.

Tóquio, Japão, 26 de janeiro de 2024 – A Dieta do Japão deu início à sua sessão ordinária nesta sexta-feira (26), com os holofotes voltados para a reforma política e a controvérsia em torno do escândalo de financiamento político que envolve o Partido Liberal Democrático (LDP), liderado pelo Primeiro-Ministro Kishida Fumio.

Os membros da Câmara Alta abriram a sessão plenária às 10h, oferecendo uma oração silenciosa pelas vítimas do terremoto que atingiu a Península de Noto, no centro do Japão, no dia de Ano Novo. Em seguida, os presidentes dos comitês permanentes da câmara foram nomeados.

Às 13h, uma cerimônia de abertura foi realizada com a presença do Imperador Naruhito.

O Primeiro-Ministro Kishida, em uma reunião dos membros da Câmara Baixa e Alta do LDP, afirmou que os eleitores estão críticos em relação ao seu partido devido ao escândalo. Ele se mostrou pronto para debater com outras legendas sobre como lidar com a transparência dos fundos políticos e enfrentar os desafios urgentes que o Japão enfrenta.

Por outro lado, o líder do maior partido de oposição, Partido Democrático Constitucional, Izumi Kenta, criticou o governo de Kishida, afirmando que falta uma sensação de crise e a capacidade de gerenciar a situação. Ele destacou a importância de seu partido buscar o poder através do diálogo com os eleitores e da cooperação com diversos setores.

A sessão está programada para durar 150 dias, até 23 de junho, com o discurso de política anual do Primeiro-Ministro Kishida agendado para terça-feira (30). Os legisladores realizarão deliberações sobre financiamento político na segunda-feira (29).

Três facções do LDP, incluindo uma liderada por Kishida, estão sob suspeita de não declarar parte da receita de eventos de arrecadação de fundos e de conceder propinas a membros. Muitos dos envolvidos pertenciam à maior facção anteriormente liderada pelo falecido Primeiro-Ministro Abe Shinzo.

A pedido da oposição, 11 legisladores que pertenciam à facção de Abe foram substituídos como presidentes de comitês ou conselhos da Dieta.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img