Pyongyang, Coreia do Norte – 16 de janeiro de 2024 – O ditador norte-coreano, Kim Jong Un, indicou em seu discurso na Assembleia Popular Suprema na segunda-feira (15), que promoverá a construção de usinas nucleares para lidar com a escassez de energia que assola seu país.
A edição de terça-feira (16), do jornal do partido no poder na Coreia do Norte, Rodong Sinmun, relatou que Kim mencionou a geração de energia nuclear em seu pronunciamento.
Ele expressou a ideia de que, se o país operar usinas nucleares e outras instalações geradoras de energia no futuro, poderá solucionar o problema da falta de energia.
Atualmente, a Coreia do Norte está construindo um reator nuclear experimental de água leve em seu complexo nuclear em Nyongbyon, no noroeste do país.
O Diretor-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, afirmou em comunicado no mês passado que a liberação de água quente do sistema de resfriamento do reator de água leve foi confirmada, indicando que o reator atingiu a criticidade.
O Ministro da Defesa da Coreia do Sul, Shin Won-sik, declarou no final do mês passado que espera que o reator experimental de água leve da Coreia do Norte esteja em pleno funcionamento neste verão.
Embora a Coreia do Norte afirme que o reator de água leve é para geração de eletricidade, países relevantes estão preocupados com a possibilidade de que o país se torne mais capaz de produzir plutônio, potencialmente utilizado em armas nucleares. Além disso, há receios de que o Norte possa usar o reator para desenvolver um submarino nuclear. O anúncio de Kim Jong Un reacende as preocupações sobre os objetivos nucleares do país.
- Sons do Brasil recebe Apá Silvino na edição 534 - 22 de julho de 2025 1:14 am
- Avião da Força Aérea bengali cai em colégio e mata 19 em Daca - 22 de julho de 2025 1:00 am
- Universidade em Tokyo celebra o Dia do Mar com atrações únicas - 22 de julho de 2025 12:51 am