Washington D.C., Estados Unidos – 11 de janeiro de 2024 – O Departamento de Defesa dos Estados Unidos tornou público que o Secretário de Defesa Lloyd Austin passou por uma cirurgia para tratar câncer de próstata enquanto estava sob anestesia geral no mês passado.
A Casa Branca informou que o Presidente Joe Biden não foi previamente informado da situação de Austin, gerando críticas à gestão de crises da administração.
O Secretário de Imprensa do Departamento de Defesa, Pat Ryder, disse a repórteres na terça-feira (9), que Austin passou pela cirurgia em um centro médico militar perto de Washington D.C. em 22 de dezembro, após ser diagnosticado com câncer de próstata no mês passado.
Ryder acrescentou que Austin transferiu suas autoridades para o vice-secretário de defesa antes de ser submetido à anestesia geral para o procedimento.
Quando questionado se o presidente havia sido informado de que Austin estava sob anestesia geral, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, respondeu que não.
Kirby afirmou que, se um membro do gabinete é hospitalizado e, por qualquer motivo, não pode continuar a desempenhar suas funções, mesmo temporariamente, espera-se que o presidente seja notificado.
No entanto, ele também enfatizou que Biden não tem a intenção de demitir Austin de seu cargo.
Anteriormente, foi revelado que a última hospitalização de Austin devido a complicações desde 1º de janeiro só foi comunicada a Biden em 4 de janeiro. O incidente gerou críticas à administração em relação à comunicação eficiente em momentos de crise.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am