Moscou, Rússia — 22 de janeiro de 2024 – Uma agência de segurança ucraniana teria realizado um ataque de drone em uma instalação de uma empresa de gás russa no porto do Mar Báltico, gerando tensões significativas no já conturbado cenário geopolítico entre Ucrânia e Rússia. Enquanto isso, relatos de vítimas civis surgem em Donetsk, onde um oficial instalado por Moscou afirma que um ataque ucraniano deixou 25 mortos e 20 feridos.
O governador da região noroeste da Rússia, Leningrado, relatou no domingo (21), que um incêndio eclodiu na instalação da importante empresa russa do setor privado de gás, Novatek. Um veículo de mídia russo informou que dois drones atingiram a instalação.
Um veículo de mídia ucraniano citou fontes afirmando que a agência de segurança do país realizou um “bem-sucedido ataque de drone durante a noite” em um terminal de gás em Leningrado. As fontes adicionaram que o ataque “interrompe a cadeia logística de combustível essencial para o exército russo”.
Enquanto isso, Denis Pushilin, líder pró-russo na região de Donetsk, afirmou no domingo (21), que um ataque ucraniano na cidade deixou 25 pessoas mortas e 20 feridas.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia emitiu uma declaração afirmando que a Ucrânia realizou o ataque com armas fornecidas pelo Ocidente. O ministério classificou o ataque como um “ato de terrorismo” e instou todos os países e organizações internacionais a condená-lo.
Por sua vez, o exército russo desencadeou uma série de ataques de mísseis e drones na Ucrânia.
Um think tank dos EUA, o Instituto para o Estudo da Guerra, em sua avaliação no sábado, afirmou que “as forças russas provavelmente continuarão a adaptar pacotes de ataques de mísseis e drones na tentativa de penetrar nas defesas aéreas ucranianas e exercer pressão sobre os posicionamentos de defesa aérea ucranianos”.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am